sábado, 3 de julho de 2010

Arte nas ruas de Blu !

Muitos de vocês com certeza já devem ter visto que a cidade esta mais colorida e alegre com varias pinturas e grafites, por isso resolvi fazer uma matéria sobre este assunto! Eu supèèèr apoio todas as formas de arte e acho que esta iniciativa dos artistas de estarem embelezando nossa cidade è demais! Por isso resolvi entrevistar um cara que admiro mto, não por ser somente um grande artista e nos falar um pouquinho sobre este tema, mais tbm por ser uma grande pessoa, um amigo e acima de tudo um cidadão blumenauense que apóia a arte e a cultura! Estou falando de Clóvis Truppel.Ele junto com seu amigo/irmão Bruno Bachmann simplesmente saem as ruas pra fazer arte e “atacam” alguns lugares onde deixam sua obras para quem quiser ver! Clóvis prefere não rotular este movimento, mais podemos chamar de arte na rua ou Street Art! Pra quem è ligado já deve ter percebido suas obras por ai…

Entrevista.

R.S: Qual o motivo da escolha do local para as intervenções?

C.T: Especificamente os locais de visibilidade e protegidos da opressão, e quanto mais ousadia melhor! Os espaços abandonados da city são os que atacamos para mostrarmos o quanto estes espaços estão depreciados.

R.S: Vocês têm o intuito de passar alguma mensagem específica com seus trabalhos?

C.T: Eu sempre desenho os signos que são presentes em minha trajetória...Mas basicamente mostrar a arte para os transeuntes e usar-ocupar espaços ociosos, democratizar a arte é nossa meta...contaminar tuuudooooooo !

R.S: De todos os trabalhos, quais se orgulham mais de ter produzido?

C.T: Gostei muito da prainha, alameda (primeira quadra a direita sindicato dos bancários), viaduto da mafisa (inacabado), viaduto fortaleza e Francisco valdieck...rua das palmeiras, sabor caseiro, Butequins 1166 e wolsteinn...na rua do wollstein temos uma galeria a céu aberto...enfim atacamos quase todos os dias contaminando a cidade! Eu e brunin ( Bruno Bachamnn ) nos denominamos bactérias da arte, células desorganizadoras ...

R.S: Você acha que este tipo de arte nas ruas ainda è marginalizada?

Sim è marginalizada ao extremooo...quando estou “atacando” a polícia passa dependendo do local e deixa “frouxo”, porèm pessoas e motoristas param para perguntar se temos autorização, civis metidos a besta huheueeu advinha o que eu mando eles fazerem? Como usamos pinceis (eu e brunin) os caras não sabem nos rotular...Eles são condicionados a repreender grafiteiros com um spray nas mãos, mas quando nos vêem com pincel na mãos, ficam sem saber o que fazer...“como é o nome desta técnica” os policiais nos perguntaram outro dia... Respondemos: é arte na rua...!

R,S: O que falta para o desenvolvimento artístico/cultural de Blumenau e região?

C.T: Cara isso é foda, Blumenau tem a melhor cena do estado em termos de produção e de qualidade tanto quantitativa como qualitativa...Os empresários de grande porte podem ser parceiros mas tem um block com coisas relacionadas a arte e cultura...somos desdenhados pelo poder publico (praxe)...perseguidos e marginalizados pela polícia...(quando estamos na rua). Os que podem comprar arte compram decorebas! Falta uma cultura de valorização dos talentos locais. A prata da casa não tem seu devido valor. Deve-se ir à Europa primeiro para depois aparecer e ser visto com bons olhos...Políticas Diretas relacionadas a estes dois quesitos, artistas e cultura. Os órgãos responsáveis de incrementar e apoiar políticas de fomento e produção devem ser dirigidos por pessoas com referenciais ligados às pastas...Se não forem da área ou ramo devem ser pelo menos pessoas com conhecimento técnico pertinente ao cargo que ocuparão!

Ao fim da entrevista ele diz: Enfim Rafa... mon ami...Somos seres sòs, apenas palíndromos...Abrazzz fraterno meu queridooo.

Adorei a frase palindromatica kkk! Mas enfim, fiquem ligados quando andarem por ai,,,vocês podem encontrar algumas das obras destes artistas,,,tai algumas fotinhos pra vocês terem uma idéia! E deixo aqui meu grande abraço e apreço à estes que deixam nossa Blu mais gatona!

Beijoooos!





Um comentário:

  1. Rafa Storch num eh fraco...\o/ Minhas reverências por haver colocado a pauta na íntegra...(num puedo perder o trocadillo)Íntegro seu proceder mostrando sua conduta exemplar de ética profissional...Coisa essa...em absoluto e absurdo desuso...oO...Eu...digo não às coisas em des-USO
    Blumenau tem pessoas de boa conduta a exemplo seu mas hj em dia,têm-se verguenza de se ser una criatura correcta...Os valores foram pro brejo...Restam poucos que procedem livre das influências e ou jugo dos (vários)poderes estabelecidos...à revelia da sociedade...Onde o Estado não é mais Nação...!
    Ainda sou uma bactéria...um vírus...um verme...
    SOMOS todos vermes!
    A diferença é que: Alguns de nós estão olhando para as estrelas...Bluemoon
    Namasteh \o_ hermano de lucha...
    E...
    PAZ...\ó/ nem que para isso façamos guerramorosa...trocadilhos perseguem-me...
    socorrammesubinoonibusemmarrocos
    palíndromos...idem...^^

    ResponderExcluir