segunda-feira, 29 de março de 2010

ETIQUETA

A pergunta de hoje è baseada em um comentario que eu vi na internet, a etiqueta è algo futil?

Para os que ainda acham que moda e etiqueta são assuntos fúteis e sem importância, aqui vai uma pequena história. Há poucos meses tive um encontro com o presidente de uma grande empresa de cosméticos aqui de Santa Catarina. Ao chegar, eu encontrei ele conversando com uns vinte e poucos jovens numa sala.
Quando veio se encontrar comigo, contou que aqueles rapazes e moças eram os finalistas de uma convocação da empresa para três vagas de estagiários nas áreas de marketing, vendas e administração. Perguntei quantos candidatos haviam se apresentado e, para meu espanto, ele respondeu: setecentos!
Fiquei imaginando como seria a seleção de tanta gente e ele me explicou que ela é feita por empresas especializadas que vão eliminando os candidatos através dos currículos, onde observam o grau de escolaridade, os cursos complementares, o domínio de línguas, informática etc.
No fim, sobraram os 20 e poucos jovens que encontrei com ele na sala. E agora? Que critérios serão usados para a seleção final? Dai ele disse: olho no olho. “Agora, o que vamos observar é como eles se vestem para vir trabalhar, como comem, como se portam à mesa, como se saem em situações sociais mais formais”. Ou seja, como se vestem e como se comportam estes jovens.
Numa época de desemprego, como essa pela qual o mundo está passando, tudo conta. Moda e etiqueta são instrumentos fundamentais para uma pessoa se sentir à vontade em um teste desses, onde o grau de informação, de atualidade e de civilidade está sendo julgado.Entao, não vejo nada de fútil ou sem importância nisso, pergunta respondida e eliminada!

Um comentário:

  1. oii Rafinha! Concordo plenamente! A indumentária e a etiqueta são assuntos importantíssimos sim, que nenhum cidadão consegue fugir, pois todos nós temos que vestir algo, e se portar de alguma forma perante as situações da vida! muito bom o post! Bejiinho

    ResponderExcluir